Vergonha, constrangimento, medo, estranhamento… Estes são alguns dos sentimentos mais relatados pelas mulheres quando faço essa pergunta.
Os tabus com nosso corpo e ciclos, criam barreiras para que tabus sejam quebrados e a educação menstrual/sexual torne-se parte da educação familiar e formação do ser humano na sociedade.
Como é que algo tão natural, que faz parte das nossas vidas por cerca de quase 40 anos, ainda é neglicenciado assim? Obter conhecimento e informação sobre a menarca e autoconhecimento cíclico, melhora nossa qualidade de vida, produtividade, controle da taxa de natalidade e…. Dá muito, muito poder às mulheres, mesmo!
Então saiba que tudo o que explico aqui na #ginecologiaemocional já foi de conhecimento e reverencialmente das sociedades mais antigas deste mundo! E foi justamente por determos tanta sabedoria e autonomia a partir disso, que o patriarcado, amedrontado, extinguiu esses conhecimentos.
Boa parte das mulheres que sofrem com desconfortos menstruais desde a menarca, podem ter desencadeado esses problemas justamente pela experiência traumática que o rito causou por ignorância da sociedade. A experiência difícil deixa memórias celulares, emocionais e na reflexão sobre estar num corpo que sangra mensalmente…
E você? Como se sentiu na sua menarca?
E aproveita pra se cadastrar e receber meus conteúdos e ofertas exclusivas 😉
Texto @kareemi_oficial | ilustração @katarina_samohin #menarca #educaçãomenstrual #ciclomenstrual #autoconhecimentocíclico